quarta-feira, 7 de março de 2012

Psoríase

Uma vez por mês eu vou ao médico para uma consulta, e pegar os remédios da Artrite Reumatoide para 30 dias. Esse médico é cirurgião e ortopedista,e eu acabo me consultando lá até quando estou com gripe. Hoje recebi o diagnóstico de mais uma doença auto-imune, a psoríase. 
Na verdade, eu tenho essas lesões na pele há anos. No começo, no início da adolescência, era no couro cabeludo. Pensávamos que era caspa, e minha Mãe sempre comentava que quando eu estava estressada o quadro piorava. Um pouco antes de eu ter a primeira crise de Artrite Reumatoide, eu tive uma lesão enorme na área do quadril - perna, braços e um pouco na barriga. Eu já morava no Japão e quase não falava japonês, fui ao médico junto com um tradutor que não traduziu nada o que o médico também não explicou. Aqui se você não indaga, o médico simplesmente não explica o que você tem, passa o medicamento e pronto...!!!
Desde que eu descobri a AR, eu tenho várias lesões na barriga, costas e braços, que pioram muito se eu estou nervosa, preocupada, enfim...estressada! Eu sempre passava uma pomadinha, e com o tempo elas sumiam, para depois reaparecer em algum lugar diferente. Desta vez fiquei um pouco preocupada porque a lesão foi ficando cada vez pior e não sarava. Já estou passando uma pomada específica para esta doença e espero que melhore logo.
Esse médico que eu vou, é um amor de Senhorzinho, ele explica bem e comprova tudo o que ele está falando com uns livros enormes de folhas rasgadas (ele deve abrir aqueles livros há anos, várias vezes por dia...), mas claro que quando eu cheguei em casa, vim correndo consultar na internet sobre a doença. Só comprovou o que ele disse...


psoríase é uma doença de pele genética autoimune. A palavra vem do grego e significa erupção sarnenta. É uma doença crônica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos há artrite associada. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande frequência em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos e não existe entre esquimós. Dores lombares e rigidez matinal podem ser confundidas com problemas na coluna vertebral; deformações nas unhas podem ser confundidas com ataque de fungos; feridas e escamações no couro cabeludo, atrás das orelhas e nas sobrancelhas podem ser confundidas com dermatite seborréica."

As áreas do couro cabeludo que são mais afectadas por placas são:
  • por cima e atrás das orelhas, assim como nos lóbulos da orelha;
  • a nuca;
  • a testa e
  • a linha do cabelo que demarca o couro cabeludo.

Para saber mais sobre a doença : 
Pin It now!

16 comentários:

  1. Oi Silvia, eu tenho o mesmo problema que vc, fiz vários testes dermatológicos e deu alergia à fragancia mix que é o componente que dá cheiro aos produtos e perfumes. Tive que abolir todos os produtos com cheiro, ou seja, praticamente TUDO,sabonete, shampoo, perfumes, hidratante e etc, hoje uso uma linha super neutra de tudo e acredite minha pele fica limpinha. As vezes ataca do nada mas é porque se houver alguma outra coisa que tenha cheiro e eu tocar(até pessoas com perfume, sabão pra lavar roupas com cheiro e etc)pode dar uma irritaçãozinha, mas nada como antes, desde que descobri meu problema, achei a solução. O açucar também tem um papel importantíssimo nessa psoríase, porque eles são fungos e se vc come açucar vc acaba os alimentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A psoríase não é um fungo. É uma doença de pele genética autoimune.

      Excluir
  2. Olá Rydi!Eu sigo a dieta grainfree e a paleo diet, não consumo nenhum tipo de açucar nem adoçantes artificiais. Realmente eu notei que shampoo muito perfumado resseca o couro cabeludo e forma feridas. Ontem mesmo eu pensei em comprar shampoo neutro!Obrigada pelas dicas!Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia, pensei que vc comia porque suas receitas têm açucar, então vc não come o que faz?
    Outra coisa em relação aos produtos é nem todos que se dizem neutros são neutros, por isso o melhor é a indicação de um dermatologista. Aqui tem uma linha que se chama Neutral e a intenção era ser neutro de tudo, só que não era, eu usava e ficava irritadíssima até o dermatologista me passar a lista certa do que eu podia ou não usar.

    ResponderExcluir
  4. Rydi, os meus filhos também não comem gluten, então eu tenho que fazer tudo aqui em casa e posto as receitas aqui no blog! Eu não como gluten nem cereais : arroz, milho e não consumo açúcar de jeito nenhum. A maior parte das receitas eu não como, faço para os meus filhotes e o Maridão! Tem bastante receita sem açúcar no tópico sem cereais!Aqui tem uma marca chamada Curel, você já ouviu falar? O meu sobrinho tem dermatite atópica e usa e fica muito bem! Estava pensando em comprar desta marca!

    ResponderExcluir
  5. Ha taaa entendi agora, pensei que vc comia. Não conheço essa Curel e sobre os produtos da mesma marca, nem sempre toda linha é neutral, vc tem que saber à que vc é sensível pra evitar. Por exemplo, sou alérgica à Benzyalcohol, Fragrance mix e kruisallergenen(não sei a tradução), uso um shampoo anti-caspa da Eucerin, é ótimo, já o shampo da mesma marca Eucerin pra peles super sensíveis é veneno, meu marido comprou achando que como seria da mesma marca, talvez não desse irritação, hummmmm, usei sexta-feira passada e tou até hoje envenenada, tinha perfume e como a compra foi online, não deu pra ver a composição e o site não informava, eu tenho uma lista que o dermatologista me deu, meu marido foi por instinto e não olhou a lista, achou que por ser da mesma marca que podia comprar. Se o seu sobrinho tem dermatite atópica e fica bem, vc poderia testar também, senão funcionar com vc, tenta fazer o teste pra descobrir se vc é alérgica à comésticos e a que substâncias, pelo seu histórico de intolerância alimentar, há uma grande chance de também ser alérgica à comésticos. Ser alérgico é muito complicado viu.

    ResponderExcluir
  6. Pois é!É muito complicado mesmo!Hoje eu vou comprar o shampoo da Curel para experimentar!Agora é época de pólen aqui e eu tenho uma alergia muito forte à vários tipos de pólen. Eu vou ficando estressada, porque mesmo tomando antialérgicos, passo muito mal e a minha cabeça está coçando demais, é quase impossível não coçar rssssss!!O jeito é minimizar usando um shampoo que não irrite ainda mais o couro cabeludo! Depois eu te conto se deu certo ou não!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Silvia, sou nova por aqui rsrsrs Moro no Japao, tenho na pele uma manchona, desde crianca, e como vc disse, aki no Japao, eles olham, dao remedio e acabou, ate agora nao sei o nome disso que tenho, mas que, quando estou estressada, bem nessa parte da mancha aparecem umas bolotas que chegam ate a dar pus...fui em varios medicos e nada, fiquei na duvida, se eh psoriase ou dermatite (atopi) como fala psoriase em japones???? Estou adorando ler os posts e receitas, mas muitas duvidas dos ingredientes, pois nao sei como achar no Japao rsrsrsrs Meu filho tem alergia a ovo, por isso encontrei seu blog

      Excluir
    2. Olá Giovanna!Primeiro o nome da psoríase = kansen (乾癬). Há um tipo de psoríase, a pustulosa que resulta em pus. Que eu saiba atopi não forma pus. Quanto aos ingredientes, seria mais fácil eu saber onde vc mora. Eu compro muita coisa pela internet, posso te passar os endereços. Você não quer me mandar um e-mail?Ou se preferir via rede social..Facebook, orkut...

      Excluir
  8. Ola Silvia, kansen??? nunca me falaram isso rsrsrs mas quando sai as bolinhas com pus e ia no dermatologista, ja ate me falaram que era uma tal de mizubosso que sai....pesquisei na net japa tb, mas sobre dar bolinha so encima da mancha vermelha, nao tinha nada escrito........... fui pesquisar sobre essa psoriase pustulosa......nossa, acho que eh isso que tenho!!!!!!!!!! vou ver se ainda acho foto na net pra ter certeza mesmo, apesar de que to quase certa que eh esse....... orkut nao tenho, mas tenho facebook, te mando uma mensagem por la entao??? beijos e arigato

    ResponderExcluir
  9. oi silvia meu nome e hiroko uemura moro no brasil sao paulo e achei o teu site de tanto que eu procuro algum creme pra hidratar ou algun cha que possa curar ou amenizar .
    Eu tenho psoriase pustulosa palmo plantar.
    Meu pe seca taaanto descasca as vezes racha que fica dificil andar.
    Sao taaaaaantos cremes pomadas que usei mas eu queria um que hidratasse bem mesmo....
    silvia sofro com isso desde 2008 e uma vez por semana faco fototerapia no Hospital Padre Bento(ja ha quase 1 ano) mas nao estou vendo melhora .Meu incomodo es o rececamento do pe!
    Ja indicou tantos cremes e nada tem hora que no desespero passo ate oleo de cozinha ou azeite mas logo fica seco de novo.
    Voce conhece algun creme bom e algun cha que possa limpar o organismo?
    Obrigada e o meu meeru:
    cida_skyblue@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Hiroko! Eu estou usando o tree tea oil, mas vou te responder melhor via e-mail!

    ResponderExcluir
  11. Muito grata pela atencao e vou para mail..
    bjusss

    ResponderExcluir
  12. Oi silvia onde sera que vou achar esse oleo australiano em Sao Paulo-SP......
    abracosss

    ResponderExcluir
  13. No Brasil é conhecido como óleo de melaleuca! Eu vou verificar na farmácia onde costumo comprar os produtos naturais e te mando a resposta via meru!

    ResponderExcluir