Sempre que eu faço pão doce eu penso no meu Pai, que sempre fazia pão de leite pra gente e eu achava uma mágica!!! Enquanto assavam, ficou um perfume delicioso pela casa, parecia que estávamos em uma padaria (sem gluten, é claro)...rsssss!!!!
Ingredientes :
- 180g de farinha de arroz
- 50g de fécula de batata
- 20g de polvilho doce
- 1 colher de café de goma xantana
- 50g de manteiga amolecida
- 1 ovo
- 1/2 colher de café de psyllium em pó
- 1/2 xícara de leite morno
- 1 colher de sopa de fermento em pó biológico
- 50g de açúcar
- uma pitada de sal
Para o recheio :
- 1 colher de sopa de margarina derretida
- 1~2 colheres de sopa de açúcar
- coco ralado
Dissolva o açúcar e o fermento em pó no leite morno e reserve.
Em uma vasilha, coloque os demais ingredientes. Acrescente o leite morno com o açúcar e o fermento e misture tudo até formar uma massa lisa e homogênea que não gruda nas mãos.
Abra a massa com um rolo.
Espalhe a manteiga derretida com o açúcar e polvilhe coco ralado.
Faça um rolo, como se fosse um rocambole.
Corte em rodelas. Eu cortei em 4 partes, mas pode cortar em quantas partes desejar. Acomode-as em uma forma. Eu assei na máquina de pão. Deixe crescendo por 50 minutos. Se onde você mora estiver muito quente, leve ao forno para assar sem pré-aquecer.
Quando estiver pronto e recém saído do forno, faça uma mistura de água e açúcar (3 colheres de sopa de açúcar+3 colheres de sopa de água, ferva por 2 minutos) e espalhe por cima do pão. Polvilhe coco ralado...hummmm!!!
Oi, Silvia! Dá pra substituir o psyllium por outra coisa, ou deixar de fora da receita?
ResponderExcluirOlá Kika!Você pode substituir por fibra de beterraba, mas infelizmente eu não sei a quantidade exata - acredito que a mesma, por se tratar de uma fibra. Pode deixar fora da receita também, vai alterar a elasticidade, mas dá para fazer sim, o sabor não muda em nada!
ResponderExcluirEssa rosca fica muito gostosa, igual àquelas da roça! Muito obrigada pela receita, Silvia. Segui tudo certinho e ficou excelente.
ResponderExcluir