quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pão de Fubá Não Contém Gluten Não Contém Lactose

Eu comprei uma forma de pão 4 vezes maior do que a minha, porque eu quero comer um sanduiche! Fui inventar de fazer uma nova receita com arroz integral para estrear a forma nova...adivinha?Tudo para o lixo!
Não deu certo. No dia seguinte, pensei : vou fazer um pãozinho de fubá como eu fazia antes, só vou trocar pela farinha sem glúten! Então, só fiz um pouco e ficou uma delícia. Nem tirei muitas fotos, pois achei que não ia ficar tão bom...

Pão de Fubá Sem Glúten
Ingredientes :

  • 1 xícara de fubá
  • 1/2 xícara de farinha de arroz
  • 1/4 xícara de maizena
  • 1/4 xícara de polvilho doce
  • sal
  • 1/4 xícara de óleo
  • 1 xícara de água
  • 5 g fermento biológico
  • 1 colher de sopa de linhaça
  • 1 ovo ou 1 colher de sobremesa de fermento em pó químico
Modo de fazer :

Misture todos os ingredientes, mexa bem  e leve ao forno ( 180graus ) para assar.
Para fazer este pão redondinho, eu peguei um cortador redondo e forrei o fundo com alumínio para a massa não vazar. O cortador que eu tenho é pequeno, mas consegui cortar ao meio e rechear!
Ficou crocante por fora e macio por dentro!




terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aula Sobre PPM - Texto de Raquel Benati ( Vice - Presidente da ACELBRA )


Quando falamos em contaminação cruzada por glúten, muitas pessoas ficam sem entender o que é isso e como pode afetar os celíacos.
O CODEX ALIMENTARIUS determinou a partir de 2008 que todos os produtos com menos de 20 ppm ( partes por milhão ) de glúten podem ser considerados aptos para a maioria dos celíacos e receber a inscrição "Não Contém Glúten". O Brasil segue o CODEX ALIMENTARIUS.
Todos os produtos que encontramos com a inscrição "Contém Glúten", mas na lista de ingredientes não consta algo que possa ter glúten, é sinal de que há riscos de contaminação cruzada em alguma parte do processo industrial. Um bom exemplo é o NESCAU. A fórmula não contém glúten, mas como ele é embalado em uma máquina onde também embalam outros produtos com glúten, a NESTLÉ, decidiu colocar a inscrição de que contém glúten. Mas podemos tomar o Nescau com leite já pronto que é vendido em caixinhas tetrapack, pois aquele pó é retirado direto da máquina para o setor de laticínios, antes de ser embalado. Essas embalagens tem a inscrição "Não Contém Glúten".

Agora vamos entender o que representa 20ppm de glúten :

1 quilo tem 1.000 (mil) gramas (g)
1 grama tem 1000 (mil) miligramas (mg)
1 quilo tem 1.000.000 (milhão) de miligramas
20 ppm (partes por milhão) de glúten representam 20 miligramas


Como visualizar : peguem um pacotinho de 1 grama de sal (desses de restaurante) e dividam em 1.000 (mil) partes - agora separem 20 partes - isso representa 20 ppm.

Comparem esses 20 ppm com 1 kilo de sal e tentem pensar que tem pessoas que passam mal comendo coisas com 15 ppm.
Essa explicação acima é puramente didática, pois na prática os ppm são medidos em soluções onde o produto foi triturado até virar pó e dissolvido em líquido.

O CODEX ALIMENTARIUM determina o seguinte :

Codex Padrão 118-1979 (revisado em 2008): aplica-se a alimentos para uso dietéticos que foram formulados, processados ou preparados para atender às necessidades dietéticas especiais de pessoas com intolerância ao glúten.


Alimentos rotulados "sem glúten" não podem conter trigo, centeio, cevada, aveia, espelta, kamut ou variedades mestiços e seu nível não pode exceder 20 partes por milhão (ppm). A norma sobre glúten do Codex Alimentarius foi revista em 2008 para um nível menor de 20 ppm.


Além disso, alimentos que contenham trigo, centeio, cevada, aveia, espelta, kamut ou variedades mestiças que foram especificamente processados para remover o glúten para níveis não superiores a 20 ppm podem ser considerados "sem glúten", segundo o Codex. 


Para colocar isto em perspectiva, 20 ppm de glúten é equivalente a 20 miligramas (mg) de glúten por quilo ou por litro de produto ( ou 0,0007 onças por 2,2libras de produto ).
O método atual para determinação dos níveis de glúten é o ensaio ImunoEnzimático (ELISA) R5 Método Mendez.


Para maiores informações sobre a visita do Codex Alimentarius Comissão : www.codexalimentarius.net

Explicando com outras palavras : os produtos industrializados sem glúten, devem ter, em cada quilo analisado, no máximo 20 miligramas de glúten ( lembrando que 1 kilo tem 1 milhão de miligramas ). Na prática, se comprarmos um pacote de biscoito sem glúten de 200g, devemos lembrar que em 1 quilo desse mesmo biscoito pode ter no máximo 20 miligramas de glúten.

Em nossa dieta diária devemos sempre ter em conta a quantidade de produtos industrializados que comemos. Os pesquisadores afirmam que a maioria dos celíacos pode ingerir diariamente até 50 ppm de glúten, sem que haja reação imunológica. Será que conseguimos comer mais de 1 quilo de produtos industrializados por dia ? Acredito que não.

Então onde está o problema ?    

Infelizmente no Brasil ainda não temos uma resolução da ANVISA que regulamente a lei federal 10.674/2003, sobre rotulagem de alimentos com e sem glúten. Assim, não existem laboratórios autorizados oficialmente a fazer análise de presença de glúten em alimentos; não há determinação sobre a questão da contaminação cruzada por glúten; não há fiscalização efetiva para a rotulagem correta dos produtos.

Por falta de uma legislação clara é que algumas empresas tomaram a decisão preventiva de usar o "Contém Glúten" em seus produtos que podem estar contaminados por glúten. Outras sabem da contaminação, mas, continuam usando o "Não Contém Glúten" até que a ANVISA se posicione e, tem outras que estão enviando seus produtos para análise no laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina, para darem tranquilidade ao consumidor celíaco ( Good Soy, Vitao, Jasmine, Casarão, Talho Capixaba, etc. )

Aqui a tese do pesquisador Rafael Plaza da Silva - USP - 2010, sobre detecção de presença de glúten nos produtos alimentícios brasileiros : http://www.riosemgluten.com/contamin_por_gluten.pdf 

Uma observação : em laboratório se analisa 100 gramas do produto e depois se multiplica o resultado para obtenção do valor em ppm de glúten em cada quilo do mesmo.


Então, mesmo com a inscrição "Não Contém Glúten" no rótulo dos alimentos, devemos sempre que encontrar algum alimento novo, entrar em contato com o SAC da empresa e perguntar sobre a possibilidade da contaminação cruzada por glúten. Se a empresa também trabalha com produtos COM glúten, mais um motivo para desconfiar e pesquisar. 

Só vamos ter segurança alimentar se todos nós, juntos, cobrarmos uma ação imediata da Anvisa para regulamentação da nossa lei, com divulgação e campanhas de conscientização das empresas e sociedade como um todo.

Espero que tenham entendido essa questão, que não é simples, mas é essencial para gerenciar nosso cardápio diário. Toda vez que experimentar algum produto novo, faça com moderação e sem ser junto com outra novidade sem glúten. Caso você se sinta mal, analise o que comeu e identifique o que pode ter acontecido. Muitas vezes passamos mal sem ser por contaminação de glúten.

Um abraço

Raquel Benati
Vice-presidente da ACELBRA - RJ

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Torta de Banana Não Contém Gluten

Torta de Banana Não Contém Gluten
Ingredientes :

  • 4 bananas nanica médias cortadas em fatias
  • 1/2 xícara de açúcar para fazer a calda
  • canela para polvilhar as bananas
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de farinha de arroz
  • 1/2 xícara de maizena
  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 1 colher de café de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó químico
Modo de Fazer :


Derreta o açúcar ( 1/2 xícara ) em uma panela, formando uma calda de caramelo. Espalhe a calda no fundo da forma em que vai assar a torta. Corte as bananas em fatias e acomode-as em cima do caramelo. Polvilhe a canela nas bananas. Na tigela da batedeira adicione os ovos, o açúcar e a margarina. Bata até formar um creme claro.


Depois acrescente a baunilha, as farinhas, o leite e o fermento e bata até a massa ficar homogênea. Despeje a massa na forma em cima das bananas. Leve ao forno pré-aquecido 180graus.




Bom Apetite!!

domingo, 28 de agosto de 2011

Panquecas ( tipo Hot Cake ) de Trigo Sarraceno Não Contém Gluten

Panquecas de Trigo Sarraceno
As fotos são do Ademar, também conhecido por meu Pai!Foi ele quem deixou esta receita mais leve também!
Ingredientes :
  • 3/4 xícara de trigo sarraceno
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1/4 xícara de polvilho doce
  • 1 1/2 colher de café de fermento químico em pó     
  • 1/2 colher chá de sal
  • 2 ovo ( passe as gemas na peneira )
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 1/2 xícara de iogurte natural desnatado
Modo de Preparo :

Misture os ingredientes secos em uma vasilha e reserve. Em outra vasilha bata os ovos com o óleo e acrescente o iogurte, por últimos junte os ingredientes secos. Unte uma frigideira, e com o auxílio de uma concha despeje um pouco de massa para formar panquecas médias.O ponto ideal da massa é quando ao despejar na frigideira forme um disco uniforme. Doure dos dois lados.
Sugestões de consumo : servir com geleia, mel, margarina ou qualquer outra cobertura da sua preferência!



Para quem mora no Japão, em alguns supermercados tem a farinha de trigo sarraceno. Eu achei na Rakuten, é um pouco mais cara, mas, é de uma fábrica que só faz soba!Mais segura quanto ao risco de contaminação cruzada! O kanji é そば粉 ou 蕎麦粉

Farinha de Soba ou Trigo Sarraceno


Crisp Gluten Free Pizza Crust

Achei esta receita no site http://www.thebakingbeauties.com/2011/08/crisp-gluten-free-pizza-crust-bringing-back-pizza-night.html , parece ser uma delícia! Uma excelente sugestão para o fim de semana!

The Baking Beauties Pizza Crust
Ingredientes :


  • 2 1/1 xícaras de farinha sem gluten ( veja a receita )
  • 1 1/1 colher de sopa de goma xantana
  • 1 colher de sopa de fermento de rápida ascensão 
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar granulado
  • 1 colher de chá de tempero italiano ( opcional )
  • 1 colher de chá de alho em pó ( opcional )
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 ovo grande
  • 1 1/4 ~ 1 1/2 xícara de água morna ( começar com 1 1/4, adicione mais se necessário )
Receita da farinha sem glúten

  • 4 xícaras de farinha de arroz integral superfina
  • 1 1/3 de fécula de batata ( não é farinha de batata )
  • 2/3 xícara de amido de tapioca
Misturar todos os ingredientes em um saco tipo zipper, bem grande. Agitar até misturar.

Modo de Preparo da Massa

Na tigela da batedeira adicione todos os ingredientes secos. Misture. Adicione o azeite, o ovo e 1 1/4 de água morna. A massa deve ficar bem lisa, semelhante a uma massa de bolo espessa. Bata em velocidade média/alta por 2 ~ 3 minutos. Com uma espátula de borracha ( espátula pão-duro ) espalhe a massa da pizza uniformemente em uma folha de papel manteiga. Pode fazer tanto redonda quanto retangular ( forma retangular ).
Você poderá deixar a massa crescer por 30 minutos ( opcional ) ou levar ao forno em seguida.
Asse em forno pré-aquecido 220graus  até dourar ligeiramente em toda a volta. ( cerca de 10 minutos ). Retire do forno e cubra com o molho de sua preferência e recheio à gosto. Leve ao forno novamente por +- 15 minutos. Retire do forno e corte em fatias imediatamente. Cuidadosamente passe a pizza para uma "grade" para que o vapor escape. Se deixar juntar vapor no papel manteiga, a massa não ficará crocante.

Bom Apetite!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Exercícios Físicos Para Pacientes com AR

Eu sei que para quem está sentindo dor, falar em fazer exercícios pode soar até como insulto. O normal quando se sente dor é ficar deitado. Mas, eu sei também que para quem tem AR quanto menos nos movimentarmos pior vai ficando. Fora o fato que ficar deitado o tempo todo, além de gerar mais dores, leva à tristeza e a solidão, porque não dá para ter uma pessoa acompanhando o dia todo.
Se o quadro estiver estável, sem crises agudas, mesmo sentindo muita dor, é possível fazer caminhadas curtas, alongamentos e exercícios funcionais. Movimentando o corpo, pouco a pouco vamos sentindo uma sensação de bem-estar. No começo, caminhada curta é curta mesmo!Se o possível for ir do quarto até a garagem, não desanime!Vá aumentando a distância do percurso aos poucos e de preferência acompanhado(a) para não correr o risco de se machucar. Foi assim que eu me animei em voltar a fazer exercícios e não parei mais. O mat pilates é uma excelente opção! A evolução dos exercícios é gradativa, de acordo com o progresso do aluno. E o melhor, qualquer pessoa pode fazer, inclusive gestantes e idosos.
Benefícios :
Não há desgaste físico;
Os movimentos são suaves;
Os resultados duradouros;
Melhora a postura;
Proporciona rigidez e alongamento dos músculos;
Fortalece os músculos fracos;
Aumenta o movimento das articulações;
Melhora a coordenação motora;
Alivia dores crônicas;
Aumenta a flexibilidade;
Eleva a força muscular;
Aumenta a resistência física;
Elimina as toxinas;
Alivia tensões;
Facilita a drenagem linfática;
Aumenta a concentração;
Fortalece os órgãos internos;
Alivia o estresse;
Sedentários também podem praticar.
Além de tudo isso, é uma ótima chance para conhecer outras pessoas e aos poucos reaver os movimentos do corpo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Em casa tudo é fácil...

Mas, quando temos que almoçar fora....

Onigiri, tofu, manju
Foi o que eu consegui arranjar hoje!!!rssss...!!!Todos os molhos para salada tinham farinha de trigo!!!E salada sem tempero algum não dá né?! Pelo menos comi o manju que eu adoro!

Artrite Reumatóide II

Colágeno em pó

Continuando o post anterior, onde eu falava sobre o que eu faço para melhorar as dores nas juntas.

  • Colágeno : Sua função é unir e fortalecer os tecidos. Diz-se colagenose, quando há deficiência de colágeno no organismo. Esta deficiência pode causar : má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas, dores cutâneas, etc. A reposição do colágeno é feita através de uma alimentação equilibrada. A partir dos 30 ~ 40 anos, somente a alimentação não é capaz de fornecer a quantidade ideal que o nosso organismo necessita. Então é necessário suplementar. Com a suplementação conseguimos repor e ainda estimular sua produção no nosso corpo.A estrutura do colágeno é em hélice-tripla. Cada uma dessas três "fitas" de proteína são formadas quase que totalmente por glicina, prolina e lisina.. Para que haja o processo enzimático é necessário vitamina C. Nesse caso, o indicado é ter uma dieta rica em colágeno, vitaminas e minerais, proteínas, carboidratos, gordura (boa) e água.
  • Glucosamina : É uma substância sintetizada pelo nosso organismo, encontrada na cartilagem. É importante no reparo e manutenção da cartilagem articular. Em casos de traumas em juntas, ligamentos, tendões, cartilagens, membranas basais e mucosas, a quantidade de glucosamina que o corpo sintetiza é insuficiente para o reparo do trauma.
  • Condroitina : É o maior constituinte da cartilagem. A produção de condroitina pelo organismo é essencial para o crescimento da cartilagem e seu reparo. Com a idade há um declínio da sua produção, mas, também pode ser rompida devido ao estresse ou dano. Sem condroitina suficiente a integridade da cartilagem declina seriamente. A produção pode ser afetada também por deficiências nutricionais, mas principalmente por drogas anti-inflamatórias e corticosteróides, muito usadas para tratar a artrite. Contra indicações : grávidas e lactantes não devem fazer uso de condroitina. Evitar o uso no caso de hemorragias. Efeitos adversos : dor de cabeça, náusea, indigestão, irritabilidade. Interações medicamentosas : Evitar o uso concomitante de drogas anticoagulantes. Posologia e modo de administração : consulte o seu médico.Atenção : evite tomar se você tiver alergia à frutos do mar.
Antes de tomar qualquer suplemento, o melhor é conversar com o seu médico. Nenhum desses suplementos que eu citei substitui os remédios anti-inflamatórios.

Fontes : The Merck Index, Mapric, Embrafarma





terça-feira, 23 de agosto de 2011

Receita de Tacos de Mandioca Não Contém Gluten Não Contém Lactose ( Programa Mais Você )

Ingredientes :


  • 350g mandioca crua ralada no ralo grosso
  • 2 ovos
  • 1/2 colher café de pimenta calabreza
  • 1 colher de sopa de cheiro verde picado
  • sal

Modo de Preparo :

Coloque os ingredientes em uma tigela e misture bem. Em uma frigideira untada com azeite coloque uma camada fina da massa e leve ao fogo baixo até cozinhar e dourar ( +-8 min ). Pincele a massa com azeite, vire e deixe a massa por mais 8 minutos.

O recheio pode ser de carne, frango, creme de queijo ou o que preferir.

Recheio de Carne :
300g de carne cortada em tiras e refogada com alho, cebola e pimentões coloridos.

Recheio de Creme de Queijo ( Contém Lactose, Contém Caseína ) :
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1 xícara de queijo parmesão
  • 1/2 xícara de queijo muçarela
  • 1 xícara de queijo cheddar cremoso
  • noz moscada
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio até que os queijos derretam completamente. Depois bata no liquidificador até a mistura ficar homogênea.

Segue o link da receita : 


Bom Apetite!!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pão de Arroz Integral Não Contém Gluten Não Contém Lactose

Pão de Arroz Integral
Ingredientes :


  • 4 xícaras de arroz integral cozido
  • 1/2 xícara de maizena
  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 25 g de farinha de arroz
  • 4g de kanten (agar-agar) dissolvido em 1/2 xícara de água fervente
  • 5g de fermento em pó biológico
  • 5g de gelatina em pó
  • sal
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó químico
  • 1/4 xícara de óleo vegetal
  • linhaça
  • 1 ovo inteiro (opcional, eu fiz sem o ovo)
Modo de Preparo :

Bater no liquidificador as 4 xícaras de arroz integral cozido junto com o kanten já dissolvido e 1 xícara de água morna. Despejar a mistura em uma vasilha e acrescentar os demais ingredientes um a um, mexendo sempre, para não empelotar.



Deixe descansar por meia hora e asse em forno pré-aquecido 180graus.



De todos os pães que eu fiz até hoje, achei esse o mais leve e com o sabor mais suave!

Mudando de assunto, eu comprei para experimentar esses dois iogurtes de leite de soja.O do pote pequeno já tem há algum tempo,mas, o do pote grande é novidade por aqui.

Iogurte de leite de soja adoçado

Iogurte de leite de soja "Plain"

Os dois são 0% de leite de vaca. O que já vem adoçado eu não gostei...O do pote maior, puro é ruim, mas, se adicionar frutas ou geléia é bem gostoso!É uma opção para quem tem intolerância à lactose.







domingo, 21 de agosto de 2011

Artrite Reumatóide

 Qualquer pessoa precisa ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos. Para quem tem qualquer enfermidade, temporária ou crônica, os cuidados tem que ser redobrados. Nestes 6 anos e meio que eu tenho AR, além de prestar muita atenção no que eu como e praticar exercícios, eu fui procurando alternativas o mais naturais possíveis para tentar amenizar as dores nas minhas juntas. Nunca deixei de fazer qualquer exame ou de ir às consultas mensais, isso não. Continuo tomando anti-inflamatório todos os dias, só evito tomar cortisona e drogas pesadas, pois considero que os efeitos colaterais são muito fortes, parecem destruir mais do que sarar. Eu costumo dizer que quero viver muito ainda, então tenho que deixar drogas mais fortes para quando eu estiver bem velhinha, vou usá-las como trunfo!Não estou incentivando ninguém a não tomar, estou dando o meu parecer. Nessas minhas procuras, achei alguns aminoácidos que auxiliam muito a vida de quem tem AR.

  • L-Lisina : Aminoácido essencial ( o organismo precisa, mas, não sintetiza )que desempenha um papel importante na absorção do cálcio, na construção de proteína muscular, na recuperação de lesões e na produção de hormonas, enzimas e anticorpos.
  • L-Prolina : Aminoácido essencial, componente importante para os músculos e síntese de colágeno e essencial para problemas de pele.
  • L-Glutamina : Aminoácido não essencial ( o organismo consegue produzir ) atua como nutriente às células imunológicas. A glutamina tem recebido atenção especial por ser o aminoácido mais abundante no plasma,  é um nutriente indispensável nos estados catabólicos como infecção, cirurgia, trauma, queimadura e imunossupressão  tornando-se condicionalmente essencial. Nestas situações, passam a ocorrer alterações no fluxo dos aminoácidos entre os órgãos, levando a queda nos níveis plasmáticos de glutamina. A glutamina é o combustível principal para os enterócitos  e tem importante função na manutenção da estrutura e função intestinal. Melhora o balanço nitrogenado e os parâmetros nutricionais no período pós-operatório e reduz as perdas protéicas nos estado catabólicos graves. Por estas razões, as dietas enriquecidas com glutamina devem ser consideradas no suporte nutricional de várias doenças. A nutrição  enteral (alimentação por sonda) e parenteral (via endovenosa) tem sido sugerida no tratamento desses pacientes.

Eu tenho tomado da marca Now Supplements, pois, não contém gluten.


sábado, 20 de agosto de 2011

Cupcake de Banana Não Contém Gluten Não Contém Lactose

Cupcake de Banana Sem Gluten


Em homenagem à semana do cupcake, fiz a versão sem gluten do cupcake de banana do programa Estrelas.

Ingredientes:
  • 3 bananas nanica grandes
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • 400g de açúcar
  • 150g farinha de arroz
  • 45g de maizena
  • 45g de polvilho doce
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico
  • 3 ovos
  • 240ml de óleo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de canela em pó (opcional)
Modo de Preparo:

Corte as bananas em rodelas. Derreta a manteiga em uma frigideira e adicione as bananas. O ponto é até corar e estiver quase desmanchando. Coloque em uma vasilha, amasse-as e polvilhe a canela. Se preferir, pode deixar a banana crua, apenas amasse-as.


Na vasilha da batedeira, coloque os ovos e o açúcar. Bata até a formar um creme clarinho. Acrescente o óleo e a baunilha e continue batendo. 



Adicione a banana amassada e aos poucos as farinhas, por último o fermento em pó.
Com o auxílio de uma colher, despeje nas forminhas (mais ou menos 2/3 da forminha) e leve para assar em forno pré-aquecido 180graus.



Se preferir, pode assar em forma para bolo .

Bolo de Banana Sem Gluten




Os meus degustadores oficiais, meus filhotes, adoraram!!!
Estou obrigando todos a provarem minhas receitas sem gluten!!!!

Bom Apetite!!!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Utensílios de Cozinha

Até hoje, eu não tinha separado os talheres, copos e pratos que eu uso dos do resto da casa. Mesmo tendo lido no livro "Vida sem gluten" que isso era importante, ainda não tinha feito nada a respeito.Fiquei com receio de me super proteger e me sentir vivendo em uma "bolha".Mas, depois do episódio com o amaranto (estou passando mal até hoje...)e, da reportagem da revista Veja (http://veja.abril.com.br/noticia/saude/doenca-celiaca-mata-42-000-criancas-por-ano-no-mundo-mas-permanece-desconhecida-no-brasil) voltei a pensar em proteger os meus utensílios dos demais. Se uma pessoa celíaca pode comer no máximo 20 miligramas de glúten em um dia, é melhor começar a se proteger dentro de casa, uma vez que, dos invasores externos não temos controle.Na minha casa só eu faço a dieta sem gluten, os meus filhos e meu marido continuam comendo todos os dias pão, macarrão, biscoito e etcs, então se continuar lavando a minha louça junto com a deles, usando a mesma esponja, os mesmos pratos e talheres vai ser impossível me livrar por completo do gluten. Então lá fui eu comprar uma colher de pau nova e uma bacia para deixar a minha louça suja e não ter que por dentro da pia junto com a deles. Amanhã vou ter que arrumar um espaço para guardar tudo separado também!No começo vai dar trabalho,mas, logo tudo se ajeita!

Okoshi
Biscoito de arroz integral salgado

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Frango Empanado ( Tipo Tenpura ) Não Contém Glúten

Tenpura
Ingredientes :

  •  Peito de frango cortado em pedaços pequenos ( pode ser coxa e sobrecoxa ) e temperado ao seu gosto
  • Legumes em fatias ( berinjela, kabocha, couve flor, etc... )
  • 3 colheres de sopa bem cheias de farinha de arroz 
  • 2 colheres de sopa bem cheias de maizena
  • 1 colher de café de fermento em pó químico
  • 1 ovo inteiro
  • sal e pimenta do reino 
Modo de Fazer :

Tempere o frango e corte os legumes


Em uma tigela coloque a farinha de arroz, a maizena, o sal, a pimenta, o ovo. Aos poucos acrescente água e vá misturando até formar uma massinha mole. Acrescente o fermento e mexa mais um pouco.


Mergulhe o frango ou os legumes na massinha e frite em óleo bem quente.
Eu costumava fazer esta massinha com farinha de trigo para os meninos comerem, mas, ontem fiz assim e eles adoraram.

Bom Apetite!!!



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bolo de Tapioca com Coco Não Contém Gluten Não Contém Lactose

Essa receita foi enviada pelos meus Pappys queridos! Pena que só mandaram a foto e a receita ( ...moramos um pouco longe... ) ...um pedaço do bolo que é bom, nada!!!rssss...

Bolo de Tapioca com Coco


Ingredientes :


  • 3 ovos
  • 3 xícaras de farinha de tapioca
  • 2 xícaras não cheias de açúcar orgânico
  • 1/2 xícara de óleo de canola
  • 1 pacote de coco ralado
  • 1 vidro de leite de coco
Modo de Preparo :

Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e continue batendo; acrescente as gemas
( passe-as na peneira ) e bata mais um pouco.
Desligue a batedeira e agregue a farinha de tapioca e por último o coco ralado hidratado no leite de coco!

Asse em forno pré-aquecido 180graus por mais ou menos 45 minutos



Bom Apetite !!!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Reportagem da Revista Veja Sobre a Doença Celíaca

Saiu na revista veja uma reportagem muito boa sobre a doença Celíaca. Lá cita os casos da Flavia Anastacio de Paula e da Raquel Benati, que além de gentis e acolhedoras, lutam para que nós celíacos tenhamos uma vida melhor.Vale a pena conferir mesmo quem não tem a doença!
Segue o link da reportagem :
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/doenca-celiaca-mata-42-000-criancas-por-ano-no-mundo-mas-permanece-desconhecida-no-brasil

As comunidades do Orkut são :

  • VIVA SEM GLUTEN
  • CELÍACOS DO BRASIL

Panqueca de Arroz Não Contém Gluten Não Contém Lactose

Ontem na hora do almoço, fiz um cozido de legumes e para incrementar coloquei um pouco de amaranto. Acho que não tinha passado nem uma hora, comecei a passar mal. Uma dor de cabeça, a barriga doendo...Não é a primeira vez que passo mal comendo quinoa ou amaranto. Da outra vez achei que era por causa do copo do liquidificador. Pensei que poderia estar contaminado com gluten. Não descobri nada muito conclusivo sobre alergia à quinoa, na verdade não sei se estão contaminados ou se tenho alergia mesmo. Resultado, passei mal o dia todo ontem e acordei pior ainda hoje...Mas, como não dá para ficar o dia todo sem comer, ainda que fosse esta a minha vontade, fiz panquecas de arroz. São levinhas e de arroz...sem glúten mesmo!!!

Panqueca de Arroz
Ingredientes:


  • 4 colheres de sopa de farinha de arroz
  • uma pitada de fermento em pó ( bem pouquinho mesmo )
  • sal
  • água
  • umas gotinhas de óleo 
Em uma tigela colocar a farinha, o sal, o fermento e o óleo. Colocar a água ao poucos e vá misturando para não empelotar. A consistência da massa é de leite, fica meio aguada.




Esquente a frigideira, não é necessário untar, e despeje a massa. Asse em fogo médio até soltar da panela e vire.







Pode comer pura ou colocar o recheio de sua preferência. Eu gosto de deixar a massa bem sequinha e crocante.
Bom Apetite!!

domingo, 14 de agosto de 2011

Sushi

Hoje, pela primeira vez, depois que fiquei sabendo que era celíaca fomos comer fora, em um restaurante. O escolhido foi um Sushiya.
SUSHIRO
Os pratos vem em uma esteira rolante, os pratos amarelos são de sushi com wasabi, os brancos sem wasabi. Qualquer um custa 105 yen ou mais ou menos um dólar. Em cada pratinho normalmente vem 2 sushis.

Camarão com Abacate

Camarão
Cada mesa tem uma cor e um monitor, caso o sushi que você queira estiver demorando muito poderá fazer o pedido.




Claro que eu levei o meu shoyu sem gluten


Dieta Restritiva

Tudo tem o lado bom e o lado ruim... O lado ruim da dieta celíaca, além da dieta em si, é o olhar de espanto das pessoas e a famosa pergunta : "E agora, você vai comer o que????". Fora o fato de que muitas pessoas desconhecem o assunto e, pior ainda, não aceitam que algum alimento seja cortado da dieta de ninguém. E a próxima pergunta é : "Mas de vez em quando você pode né????" Não, a resposta é não! Nem de vez em quando pode! Quem é celíaco, assim como quem é diabético ou hipertenso tem que cuidar da dieta alimentar com rigor. Mas, claro, tudo tem o lado bom!E o bom de seguir direitinho, não cair em tentação e ser GLUTEN FREE, é sentir-se bem!Sem mal estar nenhum relacionado à doença. Eu sentia muita fraqueza, ultimamente ia para a academia treinar porque adoro musculação, mas, a cada série sentava tentando reunir forças para o próximo exercício. Hoje reparei que estou muito mais disposta. Até as minhas caimbras, que eram constantes, passaram!Muito melhor viver bem. Ao invés de lamentar, vamos procurar receitas novas, que se encaixem com o novo modo de se alimentar sem gluten.

Flocos de Arroz Doce ( Okoshi )
Biscoito de Arroz com Cenoura, Repolho e Espinafre
Senbei para Bebê

sábado, 13 de agosto de 2011

Comprinhas...

Reparei que agora gasto muito tempo fazendo compra no mercado. Perco um tempão olhando cada mercadoria para ver o que contem ou não gluten. Aqui no Japão o shoyu contém gluten, onde quer que você vá não poderá usá-lo como tempero. Mas, eu achei uma única marca (só tem de um tamanho também...não adianta querer uma embalagem maior ou menor!!) sem gluten. Ainda bem!!! O preço é o mesmo pela metade do tamanho rssss....

Shoyu Gluten Free


Comprei também um biscoito orgânico de ervilhas. É só ervilha seca e sal. Eu adorei!É muito saboroso e levinho. A sugestão de consumo  é usar como croutons na sopa ou na salada! E o melhor, tem pouca caloria e pouca gordura!

Chips de Ervilha