quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O que é Solanina????

Assisti o programa Bem Estar da Rede Globo (dia 01 de Agosto de 2011) sobre Artrite Reumatóide e, uma das pessoas entrevistadas tem um blog. Ao entrar no blog, acabei indo parar em outro blog denominado CURAS SECRETAS. Lá diz que uma mulher se curou da AR fazendo uma dieta muito restrita e que ela não quebrou esta dieta por anos e se curou totalmente da AR.
Eu mesma, desde 2005 não como fast-food, carne bovina, aves, porco, ovos, leite, refrigerantes, enlatados, salgadinhos, margarinas ou manteiga, chocolate ao leite, bolos, frituras e etc...Sempre procuro fazer a minha própria comida, incluindo pão e bolo sem ovo e sem leite. Mas, ao me deparar com a lista de alimentos que a mulher que se curou não comia, eu me assustei. Logo disse que não era para mim. Acabei de cortar farinha de trigo, aveia, granola e tudo que o celíaco não pode comer...Fiquei chocada!!!!Principalmente porque na lista incluia berinjela(?!), tomate(?!), pimentão(?!) e outros!Por que não pode comer berinjela????Eu como todo dia!!!Passei horas procurando na internet sobre alimentação para quem tem AR e não encontrei nada. Praticamente não se fala nem na carne. Foi quando eu encontrei um site que explicava que :

  • BATATA INGLESA
  • BERINJELA
  • TOMATE
  • PIMENTÃO
  • PIMENTA CHILI E
  • PIMENTA DO REINO
Contém uma substância chamada SOLANINA. Solanina é glicoalcalcalóidetóxico de sabor amargo que apresenta fórmula molecular C45H73NO15. É encontrado de modo natural em folhas, frutos e tubérculos de algumas plantas (por exemplo, a batata e o tomate). Acredita-se que as plantas a sintetizam para protegerem-se dos predadores. Quando os seres humanos consomem estes produtos hortícolas, o intestino neutraliza a solanina em pessoas normais, mas, isso não acontece nas pessoas que sofrem de artrite reumatóide. Obviamente causando ainda mais inflamação.
Bem, hoje é dia 3 de agosto, e por coincidência ou não, berinjela e tomate não fizeram parte do meu cardápio. Ultimamente, meus joelhos e as costas tem doído muito, então a partir de hoje não comerei berinjela e tomate. Pimentão eu detesto e não costumo comer pimenta e nem batata inglesa.