sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Síndrome do Esquilo

A primeira vez que eu ouvi que Celíacos, em sua maioria, tem síndrome do Esquilo, eu logo pensei : Eu não! Imaginando que tivesse ligação com a gula ou algo do gênero. Não demorou muito para eu me sentir a própria Esquilo-fêmea (esquila seria mais bonitinho...), contente da vida empilhando farinhas de arroz, polvilhos, fécula, etc... dentro do armário!!! Até que hoje fui ao mercado brasileiro comprar mais fubá e para meu espanto não tinha e, para piorar, o gerente me falou que provavelmente só vai chegar ano que vem (ano que vem????????)!!! O esquilo que mora dentro de mim entrou em pânico!rssss...!!Mas, ainda bem que em um outro mercado brasileiro aqui da cidade tinha e acabei comprando os últimos 5 pacotes da prateleira! Ufa! E para a minha felicidade , encontrei ainda polvilho doce e farinha de milho para fazer polenta, tudo com a inscrição Não Contém Gluten !Como o fornecedor é o mesmo para o Japão todo, talvez só ano que vem mesmo!Ainda bem que já salvei alguns pacotes...



Vou aproveitar o post de hoje para mostrar mais um biscoito de arroz que eu achei no supermercado, tem recheado com chocolate e com leite (está escrito leite, mas é um creme com leite), é sem gluten, mas contém lactose e soja.

Biscoito de arroz com recheio de chocolate

Eles vem embrulhados um a um

Contém leite e soja
E, como eu ainda não descobri onde reclamar, vou reclamar aqui mesmo! Não se sabe onde colam etiquetas em cima dos ingredientes de produtos vindos do Brasil, se é aqui ou quando saem do Brasil, o fato é que colam bem em cima da lista de ingredientes, impedindo a leitura. Quem tem restrição alimentar, já gasta um tempão fazendo compras, imagina olhando produto por produto, procurando um que tenham colado a etiqueta um pouco torta pra ver se consegue ler a lista de ingredientes...Ninguém merece!!!


Esta etiqueta é para descrever em japonês os ingredientes utilizados, mas além de não dizer se contém ou não gluten, ainda não diz todos os ingredientes da lista. E arrancar a etiqueta é impossível... Por sorte, este produto eu já sei que não contém gluten, mas e os outros???

Cupcake com Whey Protein Não Contém Gluten

Cupcake Whey Protein
Receitas para praticantes de musculação sempre levam farinha de trigo integral ou aveia, então quis fazer uma gluten free. Deu super certo!

Ingredientes :

  • 2/3 xícara de farinha de arroz
  • 1/3 xícara de fécula de batata (usei farinha de sorgo)
  • 2 scoops de whey protein (usei Iso 100 Dymatize sabor Chocolate)
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó químico
  • 4 claras
  • 1 colher de sopa de xarope de agave ou adoçante culinário
  • 2 potinhos de papinha de bebe de frutas (usei maçã com pêssego)
  • 1 potinho com água
Em uma tigela, bata as claras com um garfo ou fuê.


Acrescente os demais ingredientes e misture bem.


Despeje nas forminhas para cupcake.


Asse em forno pré-aquecido 180 graus.


Eu usei esta papinha :

Sem Gluten Sem Lactose Sem Ovo!!!
Rendimento 10 cupcakes!!!

Bom Apetite!!!