sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Almond Crust Não Contém Gluten Não Contém Lactose


Me surpreendi com o resultado desta torta. A intenção era divulgar só a massa da torta, e deixar o recheio à gosto de quem for fazer...mas, combinou tanto esta ganache! E o melhor, sem lactose e sem ovo....claro que sem gluten!

  • 1 1/4 xícara de farinha de amêndoas
  • 1/2 xícara de coco ralado ou farinha de coco (usei coco ralado)
  • 2 colheres de sopa de xarope de agave, açúcar ou mel (usei agave)
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco, margarina ou manteiga (usei margarina 0% lactose)
Caso você não tenha farinha de amêndoas, assim como eu, triture as amêndoas no processador de alimentos . A vantagem de fazer sua própria farinha, além do preço, é que a farinha estará bem fresquinha...farinha de oleaginosas podem ficar com gosto rançoso com o passar dos dias.
Se for usar o coco ralado é bom triturá-lo junto com as amêndoas, depois de tê-las triturado.

Modo de preparo :
Em uma vasilha, junte todos os ingredientes e misture bem, formando uma massa. Depois disponha a massa em uma forma de fundo falso. 

Veja na foto, que eu fiz em mini formas para tortas, mas infelizmente não deu certo! A massa grudou e não quis mais sair...rssss!

Asse em forno pré-aquecido 180 graus. Demora bastante para assar, no meu forno levou quase 1 hora, até ficar bem sequinha. Caso a massa estufe enquanto assa, vá apertando delicadamente com a ajuda de uma colher, até ficar bem moldada na forma. A massa tem que ficar bem dourada e bem sequinha.


Recheio :
  • 80g de chocolate em barra bitter
  • 1/2 xícara de leite de soja (fica muito bom com creme de leite também)

Derreta o chocolate em banho maria. Acrescente o leite de soja ou creme de leite e mexa bem! Despeje sobre a massa já assada. Eu prefiro verificar se a massa está bem solta, mas manter a massa na forma na hora de rechear, para não correr o risco de quebrar a torta.


Leve à geladeira até o chocolate ficar bem firme.  Esta receita rende uma forma pequena (a base mede 12 cm de diâmetro)




Bom Apetite!!!