sábado, 4 de fevereiro de 2012

Setsubun - Mamemaki

Setsubun
Setsubun é o dia anterior ao início da Primavera (segundo o calendário Lunar Japonês),comemorado anualmente em 3 de fevereiro como parte do festival da Primavera - Haru Matsuri.O nome significa literalmente divisão sazonal e um ritual é feito para purificar todos os males do ano anterior e afastar as doenças. O nome deste ritual é Mamemaki, literalmente jogar feijões. Normalmente, o Homem da casa joga os grãos de soja torrados, janelas e portas afora enquanto canta : "Oni wa soto...Fuku wa uchi..." Demônios pra fora, sorte pra dentro...!!!
Ainda neste dia, as pessoas comem grãos de soja torrados e a quantidade é a sua idade + 1, desejando que seu ano seja afortunado! Eu tenho 38 anos, então tenho que comer 39 grãos de soja...rssss..!!!Imagina aos 90 anos....
Aproveitamos a ocasião para jantar com os amigos e, esse é o nosso primeiro Setsubun gluten free, mas correu tudo bem, com um jantar 100% sem gluten.
Para alegrar as crianças, jogamos doces, amendoim com casca, pacotinhos com soja, literalmente em cima deles! É a maior folia! Ainda bem que os doces foram comprados com a preocupação de serem todos gluten free, pelos donos da casa!




Torta Não Contém Gluten com Salsicha

Bolo Mármore Não Contém Gluten


Takoyaki gluten free


Algodão Doce


Pin It now!

Um comentário:

  1. interessante mesmo ! já havia visto esta cerimônia em mangás, mas nao sabia que era assim, com tanta comida e festança , legal... Que tenham muita prosperidade dentro do lar !

    ResponderExcluir