sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ser Celíaco...

Ser celíaco não é só deixar de comer alimentos que contenham gluten, é muito mais que isso. Junto com a dieta celíaca começam as complicações...Praticamente é necessário fazer um curso com mestrado e tudo para enfrentar a doença. Por exemplo : você sabia que intolerância ao gluten e alergia ao trigo não são a mesma coisa? Que quem tem alergia ao trigo pode não ser celíaco e vice-versa???Não sabia? Nem eu!!!Descobri um dia desses!!! E as doenças associadas à doença celíaca? Enxaqueca, Doença de Crohn, Manifestações Reumáticas, Candidíase, Dermatite Atópica, Psoríase, Osteoporose, entre outras. Pois é, a maioria das pessoas celíacas ou não, também não sabem.
Depois do susto que a pessoa toma quando fica sabendo que é celíaca, pois vai ter que mudar toda a sua alimentação, vem o manual do celíaco. Em menos de 1 minuto de pesquisa na internet, é possível encontrar no site http://www.riosemgluten.com/, o livro Vida Sem Gluten. Lá encontramos várias dicas preciosas e os 7 elementos chave do celíaco.

Eu tenho me esforçado muito para seguir à risca todas as regras. Já causei uma revolução na minha cozinha, que por sinal ficou uma bagunça, 2 esponjas, 2 escorredores de pratos, tudo em dobro numa cozinha pequena...rsss
Apesar de todo esforço com a alimentação, apareceu outra restrição (além das que eu já coleciono...): a do leite e seus derivados. Leite eu não tomo mesmo, mas iogurte, queijo e o meu querido whey....eu comia de montão, julgando que quase não tinham lactose....Não vai adiantar insistir, o jeito é retirar do cardápio para ver se o mal estar passa!
Eu quero aproveitar para agradecer as irmãs Ester e Raquel Benatti, a Flávia Anastácio de Paula e também todos do Grupo Viva Sem Gluten, e as comunidades do Orkut, porque sem o conhecimento de vocês seria muito difícil obter todas essas informações!Na minha opinião, ligar-se a uma Associação de Celíacos é a primeira atitude a ser tomada! Pin It now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário