quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dieta Anti-inflamatória para Portadores de Artrite Reumatóide


Eu já escrevi mais de uma vez aqui no blog sobre os alimentos que eu não como por causa da Artrite Reumatóide. Logo que eu fiquei doente, há quase 7 anos atrás, foi meu cunhado quem passou horas pesquisando sobre a doença e, eu sempre pedia que ele procurasse por tratamentos alternativos. Foi quando ele encontrou um artigo falando que carnes de todos os tipos (exceto peixe), ovos, leite, gorduras, batata,  farinha branca e açúcar eram prejudiciais para portadores de AR. A partir daquele dia, mudei completamente minha alimentação. Nunca mais comi fritura, creme de leite, leite condensado, refrigerantes e outras tranqueiras...rssss!!!
Daquele dia pra cá, lógico que eu tive muitas crises, por várias vezes fiquei mais de 1 mês de cama sem conseguir andar direito. Realmente não tem como eu comprovar que ter seguido 200% desta dieta me fez bem, apesar de eu achar que me fez muito bem! No mínimo, manteve meu colesterol, glicemia, fígado em ordem todo este tempo.
Mesmo em momentos de crise, nunca mais pesquisei na internet sobre o assunto, pois sempre achei que eu estava no caminho certo. Difícil mesmo, é convencer os médicos e as pessoas que essa dieta funciona. Normalmente, me olham com aquela cara de interrogação ou achando que eu estou falando um monte de besteira. Mas, eu nem ligava. Foi quando eu descobri a doença celíaca e, pesquisando sobre a DC, vi que a AR era uma das doença associadas. O meu interesse na AR voltou e eu tentei achar aquele artigo que meu cunhado tinha achado tempos atrás e, nada! Um dia desses, lá no grupo Viva Sem Gluten, no Facebook, alguém postou um link do site Reumatoguia, falando justamente sobre a dieta alimentar para quem tem AR. Segue um trecho da matéria postada lá :


"A chave da alimentação dos pacientes com artrite reumatóide é seguir uma dieta anti-inflamatória. Para isto, é preciso fazer uma escolha inteligente de alimentos ricos em antioxidantes, em fibras e em gorduras saudáveis, visando ajudar na redução das dores da artrite reumatóide.


Carne vermelha, carne de porco, aves, ovos e manteiga

Estes alimentos de origem animal  contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente artrítico, pois aumentam a inflamação das juntas. O que comer ao invés destes alimentos?  “A gordura saturada está na gema do ovo, assim, faça um omelete só de claras. Se o paciente é fã de leite, opte pelo desnatado. Se não abre mão de carne, prefira os cortes mais magros, tais como bifes do lombo, peito de frango e costeletas de lombo de porco. A proteína ideal para consumo diário é a que vem do salmão e da cavala, alimentos ricos em ácidos graxos, ômega-3”, orienta o diretor do Iredo.

É preciso dar prioridade a alimentos que tenham fontes de gordura vegetal, ao invés de animal. A gordura não deve ser abolida da dieta, mas o consumo apropriado abrange mais gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, tais como as que encontramos no azeite de oliva, nas nozes e no abacate.

Nada de salgadinhos industrializados e margarina

A maioria dos salgadinhos industrializados e das margarinas contém ácidos graxos trans ou gordura trans. Uma dieta rica em gordura trans aumenta a proteína C-reativa, marcador que indica a quantidade de inflamação no sangue. Segundo um estudo da Harvard Medical School, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os alimentos ricos em gordura trans afetam profundamente os marcadores inflamatórios, tornando-os duas vezes tão perigosos quanto as gorduras saturadas."

Outros alimentos que causam inflamação e que também já falei sobre eles aqui no blog, são os que contém SOLANINA. Este assunto então, é pior que a dieta citada acima! Eu tenho a impressão que tirando a minha família, ninguém me ouve!rssss!! Quero inclusive relatar que 2 meses depois de ter excluído o tomate, berinjela e a batata inglesa das minhas refeições, as minhas dores melhoraram muito. E o mais importante para mim, a sensação de estar "travando" acabou. Até dois meses atrás, eu vinha comendo muito tomate e berinjela, porque são legumes que tem o ano todo por aqui. Essa sensação de estar "travando" vinha piorando pouco à pouco e posso afirmar que passou! 
Vou colocar aqui um trecho traduzido de um artigo sobre a Solanina : 


"A maioria das pessoas nunca ouviu o termo "solanáceas", muito menos fazer a conexão com um grupo de alimentos que inflama a dor e a inflamação. Solanáceas são um grupo conhecido como botânica Solanaceae - somam mais de 92 variedades e 2.000espécies.

A conexão de solanáceas e artrite tipo de distúrbios foi trazida a lume em grande parte pelos esforços do Dr. Norman Childers F.,ex-professor de Horticultura da Universidade Rutgers. Childers Dr. soube em primeira mão os efeitos da dor articular e rigidezsevera. Ele descobriu que, após consumir uma refeição contendo qualquer tomates, ele experimentou a dor severa. Como o seu interesse nas respostas inflamatórias à solanaceas cresceu, ele observou o gado ajoelhado na dor de articulações inflamadas - o gado tinham consumido as ervas daninhas que contêm uma substância chamada solanina. Solanina é um produto químico conhecido como um alcalóide, que podem ser altamente tóxicos.



Solanaceas de Referência Rápida

Tomate, todas as variedades (includingTomatillos)

Batatas, todas as variedades (batata doce e inhame não são solanáceasBeware de fécula de batata usada em temperos muitos como um agente espessante)
Peppers (vermelho, verde, amarelo, laranja, pimentajalapeno, pimenta, pimento)
páprica
berinjela

Alimentos que contêm solanina, embora não directamente na família solanacea:
Blueberries e Huckleberries
quiabo
alcachofras
Outras Substâncias a evitar:

Remédios homeopáticos contendo Belladonna (conhecido como beladona)
Medicamentos de prescrição e over-the-counter contendo fécula de batata como um enchimento (especialmente prevalente emdormir e medicamentos relaxantes musculares)
Flores comestíveispetunia, videira cálice, jasmim dia, trombetas do anjo e do diabo.
Atropina e escopolamina, usada em pílulas para dormir
Medicação tópica para dor e inflamação capsicum contendo (em pimenta caiena)
* Leia os rótulos com cuidado, pois você poderia estar fazendo tudo certo, e ainda ser sabotado por uma pequena quantidade deum ingrediente, como paprika como um enfeite.

Não é só a AR, outras doenças também podem ser afetadas :

Para os milhões de norte-americanos experimentando algum tipo de articulação, tendão, ligamento do osso, ou desconforto de tecidos moleso objetivo não é só para encontrar uma solução natural para alívio a curto prazo, mas também para fazer as mudanças necessárias para eliminar da dieta e reverter o quadro, especificamente para: 

Tendinite
Síndrome do Túnel Carpal
bursite
Fibromialgia (ME, Fibromyositis)
Artrite (reumatóide e Osteo)
gota
doença cardíaca
Distúrbios digestivos (leaky gut, intestino irritável, doença de Crohn, etc)
Qualquer condição cujos sintomas incluem dores persistentes, inchaço, sensibilidade, dor, dormência, formigamento, fraqueza muscular e inflamação.


A tradução está horrível, mas é possível entender! Com este post, o meu intuito é de informar e pedir que quem tenha uma doença inflamatória, assim como eu, pense melhor no que come. O que é alimento para uns, é veneno para outros.


Referências : http://www.reumatoguia.com.br/interna.php?cat=92&id=760&menu=92
http://www.leakygut.co.uk/Hidden%20cause%20of%20inflammatory%20disorders.htm

Pin It now!

24 comentários:

  1. Ficou ótimo esse post.
    Mandei pra Luciana Lutke.
    Você é uma pessoa com muita determinação e sabe onde manter o foco!Na saúde!!
    Ester Benatti

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria e contribuição à todos!! Controlei muito a doença com dieta similar, mas tirei também: açucar, glutem, frutas acidas, café e cafeina e evito ao máximo alimentos industrializados, pelos corantes, conservantes, agrotóxicos, e demais aditivos químicos! faço uso da medicina Antroposófico e homeopata, acupultura, hidroterapia, e estou bem! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá! Obrigada por seu depoimento!É muito importante que as pessoas que seguem essa dieta deixem o depoimento positivo, para incentivar outras pessoas também! Eu também não como gluten, cereais, leguminosas, açúcar e alimentos industrializados, além dos citados no post acima. Há quem ache radical demais, mas foi o que me trouxe uma vida digna e sem sofrimentos!Mais uma vez te agradeço! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Tenho lido muito ultimamente que a frutinha Blueberries, faz muito bem pra quem tem AR, assim como o suco de cerejas, mas o que li no texto, se entendi bem, que é o contrario, e ai? O que vc acha?
    NLSN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que não como os blueberries por receio. Sucos eu não tomo nenhum, prefiro a fruta in natura, principalmente peelos aditivos que vem nos sucos envasados. Cerejas eu como sempre que é a época, nunca tive nenhum reação negativa!

      Excluir
  5. Sou portadora de AR desde 11/2011. Usei remedios fortíssimos(corticoides) durante 1 ano e meio, (mais ou menos).Parei de usá-los há 3 semanas atras. Por conta própria. Ainda não retornei ao médico. As dores estão retornando. Cortei açucar, diminui o ssl, evito salgadinhos, embutidos, frituras, carne vermelha. Fiquei surpresa sobre as informações a respeito do tomate e da beringela. Consumo bastante tomate e berinjela. Gostaria de saber mais. Adorei o artigo.

    ResponderExcluir
  6. b.noite,peco ajuda quanto a esta doenca; minha filha esta com inchanco nos pes e problmas num dos bracos,mal consegue se locomover e os medicos receitaram comprimidos e nao me disseram qual alimentacao devia seguir,peco ajuda ela so tem 11anos.

    ResponderExcluir
  7. Sou portadora de AR e vou modificar minha alimentação pois não quero sentir essas dores horríveis.

    ResponderExcluir
  8. gostaria muito de saber mais sobre este assunto pois minha filha sofre desse mal e queria fazer um blog mais nao sei como

    ResponderExcluir
  9. Bem, eu procurei muito em sites americanos. As palavras chaves são : solaninas, purinas, glutenfree society, dieta paleo, dieta low-carb.

    ResponderExcluir
  10. Sou portadora de AR há 6 anos. Usei remédios muito fortes, sempre com acompanhamento médico e, só há 6 meses, pesquisando na internet, fiquei sabendo o quanto a alimentação amenizava a doença. Reduzi/cortei: leite e derivados (uso leite de soja), carne vermelha, açúcar, glúten, cafeína, tomate, batata inglesa. Introduzi: vegetais folhosos verde escuros (inclusive como sucos), linhaça, azeite extra-virgem, nozes, amêndoas, castanhas (sem abusosm pois são muito calórios), abacaxi, e exercícios físicos de baixo impacto. Resultado: não sinto mais dores, nem pela manhã, os remédios diminuiram, graças a Deus, meus exames estão ótimos e meu médico acha que, se continuar assim, até metotrexato (tomo 3 comp. de 2,5 mg por semana), também será diminuido ou suprimido.Tomo também, 01 comp de endofolim por semana. No mais, desejo melhoras para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz em saber que há pessoas que acreditam em uma forma alternativa de tratamento que diminua a quantidade de medicamentos. Boa sorte no seu tratamento!

      Excluir
  11. Desculpe, não sei se entendi direito....a batata doce pode ou não? Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Olá Silvia,
    Também sou portadora de AR e sigo a dieta como você, só que no meu caso estou sentindo dores fortes.
    Gostaria que você publicasse o que você consome diariamente (café da manhã, almoço, jantar e intervalos) para termos um noção já que você está sem dores.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Uso para artrite um creme excelente que compro de um importador.
    Abaixo copiei o texto da caixa onde vem o creme:
    --------------------------------------------------------
    Creme importado da Europa e produzido a base de APITOXINA -Veneno de Abelhas.
    "A Apitoxina (ou veneno de abelhas) tem sido utilizada desde a antiguidade para tratar doenças como psoríase, verrugas, herpes, varizes, inflamações, artrites, lombalgias, contraturas, etc.
    O extrato seletivo da apitoxina e combinando as suas propriedades com extratos vegetais de arnica, cânfora, papoila, harpagófito, mentosl e Aloe vera, fazem deste creme um produto ideal que proporciona uma sensação agradável de bem-estar e relaxamento muscular.
    Aplicar sobre a zona pretendida massageando levemente até a sua total absorção.
    Evitar contato com as mucosas. "

    Este creme eu compro enviando um e-mail para jsiqs@hotmail.com, que é o importador.
    Super relaxante e alivia as dores!!

    Recomendo a todos o uso da apitoxina, que é o veneno de abelhas que há neste creme



    ResponderExcluir
  14. Silvia
    Eu, há alguns anos, escutei um programa em uma rádio onde o apresentador chamava a atenção ao tomate. Não se deve ingerir tomates com vinagre. Adoro tomate e vinagre. Achei que "este cara" tá louco. Ontem eu vi um daqueles programas de receitas e a chef disse que não gosta de usar tomates devido a uma substância tóxica que causa artrites. Eu não tenho muita dor nas juntas, só no joelho esquerdo. Mas eu tenho as pernas pesadas e quando fico muito tempo sentado ficam duras. Procuro andar bastante. Bem voltando ao assunto eu percebi que as condições das minhas pernas mudam, um dia está pior, outras mais ou menos e as vezes espetacularmente boas. Eu disse para mim isto só pode ser alimentação. Mas sou fã de tomate, beringela, batata etc. Na segunda feira passada eu me senti muito mal das pernas. Aí lembrei que comi quibe cru no dia anterior. Agora o que está ajudando muito é suco verde com suco de gengibre (eu fervo e faço um chá) e limão. Isto ajuda muito. Meio copo três vezes ao dia. Excluirei os alimentos citados e irei informar dos resultados. Eu não tenho artrites. Eu estou como a saudosa velhinha da Praça da Alegria (que era um artista) que tinha dificuldade de sentar e levantar-se. Obrigado pelas informações.
    Eu tinha câimbras nas pernas quando dormia. Quando fico sentado muito tempo. Mas isto já vem há muito tempo, alivio com gelo e resolvi com cloreto de potássio. Existe um sal vendido nos supermercados com embalagem azul clara - tem 50% de cloreto de potássio e 50% de cloreto de sódio (sal Comum). Vende prateleira anexa. Sempre que tomar água ponha uma pitada deste sal na água, eu disse pitada. Leve um pequeno frasco de sal e vai usando sempre que beber água. No mesmo dia as câimbras já passam - depois diminui a dose e agora só tomo quando as câimbras voltam. As capsulas de "Low K" (K=potássio) não foi bom para mim. Não recomendado para pessoas que tomam MAREVAN - (anticoagulante) Precisam evitar potássio não sou médico as afirmações devem ser verificadas antes de usadas. Foram obtidas pela minha experiência em mim mesmo.
    Gerhard Abeling.

    ResponderExcluir
  15. Nossa não sabia que tomate, pimentão, batata e berinjela são prejudiciais, adoro tomate, como quase todos dias, vou parar. Agora uma dúvida: tomo homeopático pra AR, justamente com beladona e inclusive esse mês o médico aumentou a dosagem do rémedio (arnica,rhus tox,belladona, aconium,symphytum e hypericum). a belladona é tóxica para quem tem AR? o que devo fazer?
    Lilian

    ResponderExcluir
  16. já estava com vontade de modificar a alimentação agora fiquei mais animada ,vale a pena o sacrifíçio para ter qualidade de vida. sinto muitas dores ,tenho AR,10 anos tentando voltar a ter uma vida normal,sei que o que era não vou ser mais ,mas o que sou no momento eu vou lutar para mudar.sou artesã,e parei de trabalhar ,de sair de casa pois tenho medo das dores.na verdade minha vida esta parada a alguns anos.vou começar a dieta e vou dando notícias ,muito obrigado .Deus te abençoe.Renilde ,MG

    ResponderExcluir
  17. Silvia obrigado por divulgar sobre as "solanáceas",percebi a algum tempo que quando como berinjela e inhame tenho fortes dores na perna, as pessoas acham que isto é frescura, porem já fiz vários testes sempre que me alimento com o Inhame e a berinjela minha perna incha e dói as vezes a noite toda atrapalhando o meu sono.
    Parabéns pela divulgação acredito que isto vai ajudar outras pessoas

    Att
    Marcio Martins

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde minha mãe tem um quadro de dores nas articulações que incha os joelhos pesquisei muito videos. vi que os Dr ainda não acharam a cura mas tem como controlar os sintomas com mudança de alimentação. mudei a agua que ela bebe, em uma garrafa de VIDRO de dois litro coloco 1grama de cloreto de magnesio
    + bicarbonato de sodio + Sal do himalaia. nas primeira semana ela relato o bem danado , as dores diminuiu 90% junto com a fraqueza. outra amiga dela do serviço começou a tomar essa aguá e sentiu muito bem, joguei óleo vegetal no lixo e coloquei banha de porco, tiramos tudo que tem trigo do macarrão ate pão, tiramos o leite e refrigerante.. começamos a tomar mas chá de erva antiflamatoria como falso açafrão comer castanha do pará. aqi em casa nao comemos mas enlatado.

    ResponderExcluir
  19. Tenho um familiar que vem sofrendo muito com dores, vou lhe passar todas essas informações!

    ResponderExcluir
  20. Olá Silvia, muito obrigado por compartilhar essas informações! Eu tenho retocolite ulcerativa e descobri lendo em fóruns sobre a doença que eliminando o glúten, gorduras, açúcar e alimentos que produzem gases, minha doença melhoraria. E melhorou, fiquei muito bem, nem tomo mais remédio! Na minha dieta como bastante polvilho, mandioca, farinha de arroz, chuchu, nhame, cenoura, sardinha ou cavalinho, goiaba, abobrinha, tudo temperado com pouco tempero e geralmente sem quase nada de gordura, só um pouco de óleo de côco. Uma moça me recomendou comer uma colher de biomassa de banana verde em jejum e antes do jantar, e acho que isso me ajudou muito. A biomassa tem poder anti-inflamatório.
    Gostei que você compartilhou sobre o tomate, beringela e tantas outras que não imaginamos que podem nos fazer mal sem saber. Muito obrigado e compartilho um link que achei interessante também:
    http://www.fenacelbra.com.br/acelbra_rj/artrite-e-a-doenca-celiaca/
    Um grande abraço! Rafael Koga

    ResponderExcluir