Massa para Pizza Não Contém Gluten |
- 1 e 3/4 xícara de farinha de arroz
- 3/4 xícara de fécula de batata
- 1/2 xícara de polvilho doce
- 1 ovo
- 1 colher de café de goma xantana
- sal
- 1/4 xícara de óleo
- 3g psyllium em pó
- 1 1/2 xícara de água morna
- esponja : 1 colher de sopa de fermento em pó biológico , 1 colher de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de fécula de batata ou maisena
Primeiro passo : Preparar a esponja. Em uma vasilha, coloque o fermento, o açúcar e a farinha e acrescente mais ou menos 1/2 xícara de água morna. Cubra com um plástico e deixe descansar por meia hora mais ou menos, em lugar aquecido.
Misture o psyllium em uma xícara de água morna e reserve. Na vasilha em que fez a esponja, acrescente os demais ingredientes. Coloque a água com psyllium e mais 1/2 xícara de água morna e misture bem até formar uma massa lisa e ligeiramente grudenta (caso necessite de mais farinha, acrescente farinha de arroz).
Se for fazer discos grandes, divida a massa em duas partes, caso contrário, divida em mais partes. Eu preferi fazer discos pequenos.
Enfarinhe a superfície onde vai abrir a massa (use farinha de arroz) e a sua mão também, para a massa não grudar. Abra a massa com o auxílio de um rolo.
Sou péssima para abrir massa de pizza...rsssss!!!
Leve ao forno para pré-assar a massa. Como meu forno é mais lento e são muitas bocas para comer, eu sempre gosto de fazer a pizza na frigideira.
Vou ter q experimentar..rs
ResponderExcluirOishii sou! O queijo é sem lactose?
ResponderExcluirAdorei o "Oishii sou"!!Infelizmente não, Lucente!!!Aqui no Japão ainda não tem queijo sem lactose à venda em supermercado!Pra falar a verdade não sei nem se vende em algum lugar!Fiz para os três meninos da casa comerem!!rsssss...
ResponderExcluirÉ das poucas palavras que sobraram dos meus tempos aí... aqui em Portugal existe queijo sem lactose, seja em fatias, ralado ou em creme; só não existe manteiga sem lactose (que eu tenha visto) mas há à venda em Espanha. É pena, mas os japoneses não são grandes fãs dos lacticínios, não é? Lembro-me que a escolha de iogurtes era muito pouca.
ResponderExcluirOs hábitos mudaram muito!Quando eu cheguei também estranhei a pouca variedade de iogurtes e queijos!Agora tem de todos os tipos, marcas e tamanhos, com ou sem gordura, com lactobacilos e etc...Queijo também, até baixou o preço!Mas, os japoneses ainda mantém o bom hábito da refeição balanceada, então é difícil alimentos diets e lights!
ResponderExcluirPerfeito, mais uma receita pra eu tentar fazer, rsrs ... como tenho IL, uso queijo de búfala que não apresento sintomas como o queijo de vaca.
ResponderExcluirParabéns Sílvia.
Beijos. Cleidiane
Humm...Que delícia!!
ResponderExcluirCleidiane,
ResponderExcluirHummm!Pizza com queijo de búfala é tudo de bom!
Beijos
Olá! O site é ótimo assim como essa receita. Mas tenho uma dúvida: o psyllium pode ser retirado da receita ou substituido por outro ingrediente?
ResponderExcluirDesde já, obrigada.
Beijos.
Olá Suellen!
ResponderExcluirSubstituir o psyllium é meio difícil, mas houve quem tenha feito a pizza sem ele e gostou muito do resultado. Se vc puder comprar, eu aconselho que compre, pois o resultado é surpreendente!
Beijos!
Muito obrigada, Silvia. Sou de Recife e, infelizmente, ainda é difícil encontrar algumas coisas aqui, como alumas farinhas que não são tão comuns, pães já prontos (não tem muita opção), entre outros. Mas vou procurar o psyllium.
ResponderExcluirJá fiz algumas de suas receitas e são deliciosas!
Sabado chegando...e é dia de PIZZAAAAAAAAAA!!! vou tentar fazer...pq é de babar essa sua foto!!!!
ResponderExcluirobrigada
Elizete