domingo, 8 de janeiro de 2012

Calzone Não Contém Gluten e Lactose


Usei a receita da massa de pizza para fazer o calzone. Troquei apenas o óleo pela margarina! A massa ficou bem macia e fez o maior sucesso. Não precisei nem enfarinhar a mesa pra abrir a massa, ficou muito fácil de manusear.
Ingredientes:

  • 1 3/4 xícara de farinha de arroz
  • 3/4 xícara de fécula de batata
  • 1/2 xícara de polvilho doce
  • 1 ovo
  • 1 colher de café de goma xantana ou cmc
  • 1 colher de café de psyllium em pó
  • 1 colher bem cheia de margarina
  • sal
  • 1 1/2 de água morna
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 envelope de fermento biológico em pó (ou uma colher de sopa)
  • 2 colheres de sopa de fécula de batata
Primeiro faça a esponja : Na vasilha em que for fazer a massa, coloque as 2 colheres de fécula, o fermento e o açúcar, acrescente um pouco de água morna, o suficiente para dissolver, cubra com um plástico e deixe o fermento reagir (de preferência em um lugar abafado).
Depois, misture as farinhas, a goma xantana e o psyllium. Esta parte, seria melhor que tivesse sido feita na noite anterior, mas eu acabo não planejando as coisas e acabo misturando na hora mesmo!


Acrescente o ovo e a margarina amolecida


Acrescente as farinhas, o sal e vá colocando a água morna aos poucos enquanto mistura tudo. A massa fica bem lisa e não gruda nas mãos.


Escolha o recheio ao seu gosto...


Abra a massa com o auxílio de um rolo e coloque o recheio em uma das metades.


Feche a massa e amasse as pontas, pode usar um garfo se preferir.


Pincele um ovo e leve para assar. Assei em forno pré-aquecido 200 graus.






Pin It now!

11 comentários:

  1. Que bom aspecto! Outra para experimentar.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, mas vc quer matar a gente de vontade né????????? Maldosa!!! rsrsss!!! Ficou muito apetitoso, encheu a minha boca de água!!!

    ResponderExcluir
  3. eu também fiquei aguada!

    ResponderExcluir
  4. pode embrulhar uma dúzia para mim!

    ResponderExcluir
  5. Venham comer aqui!Prometo fazer dez dúzias com recheios variados!Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Silvia, o q posso substituir pelo psyllium em pó?

    Obrigada

    Cleidiane

    ResponderExcluir
  7. Olá Cleidiane! Eu acredito que a fibra de beterraba! Mas, eu nunca usei. Caso queira o psyllium, tem aqui nesse site : http://www.chaecia.com.br/loja/produto-111058-1313-psyllium__plantago_psyllium__l_100_grp
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,

    O que è psyllium em pó?
    Onde eu encontro?
    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Oi! Psyllium é uma fibra e torna a massa sem gluten mais elástica. Onde você mora?

    ResponderExcluir
  10. eu fiz...com recheio de carne e ficou boa...beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem aprecia, frango com catupiry seria uma excelente opção também!
      Beijos

      Excluir